terça-feira, 16 de outubro de 2007

Fundamento "A Rainha Santa Isabel" 4.º Episódio

RAINHA SANTA ISABEL 60
Ai daquele que tentar ferir o próximo
Esse será precipitado pelo chão
Abaixo, ardendo num fogo eterno.
Venho mandada por Deus.

RAINHA SANTA ISABEL 61
A paz seja convosco.

RAINHA SANTA ISABEL 62
Amai-vos uns aos outros.

RAINHA SANTA ISABEL 63
Nós somos todos irmãos
Somos todos portugueses
Não causai nem um reveses
Daí meus filhos as mãos
Todos os tentares são vãos
Contra a nossa soberania
Comemoremos este dia
Todos têm o perdão
São todos da mesma nação
Tenhamos alegria.

RAINHA SANTA ISABEL 64
Meu filho agora para ti
A tua mãe escutai
Pede perdão ao teu pai
Ele te perdoará sim
Quem perdoar hoje aqui
Deus lhe dará o perdão
Dá-lhe meu marido a bênção
Como é habitual
Queremos paz em Portugal
Todo o Povo é Cristão.
(Fala para o filho e este deixa cair a espada. Seguidamente vai ajoelhar junto da mãe e beija-lhe as mãos)

INFANTE D. AFONSO 65
Querida mãe! Só a tua bondade me acalmou. Perdão! Perdão! Perdão querido pai!

REI D. DINIS 66
Dou-te sim o perdão, por agora condicional e só à hora da minha morte te darei o perdão definitivamente, se me o pedires novamente.

INFANTE D. AFONSO 67

Obrigado meu pai!

REI D. DINIS 68
Companhia! Retirar para os vossos quartéis.

SOLDADOS (todos) 69

Viva a nossa Rainha e o nosso Rei D. Dinis.

INFANTE D. AFONSO 70

Querida mãe tu és uma santa
Bem digo a tua virtude
Quis lutar e não pude
A tua virtude é tanta
És na terra uma planta
Que Deus tem para proteger
Não faço o que penso fazer
Querida mãe dá-me perdão
Tens um bondoso coração
Não deixaste sangue corre.

RAINHA SANTA ISABEL 71
Meu filho tu tem cuidado
Que podes o céu perder
Não deves assim proceder
Só tu serás coroado
Não andes preocupado
Ninguém te tirará a coroa
És a única pessoa
Que és legitimado
Com fé vive sossegado
Sempre com a ideia boa.

Infante D. Sanches 72
Minha mãe vivo com medo
Que me podem vir matar
Meu irmão foi-se revoltar
Eu vou retirar para Toledo
Evito assim enredo
E lá estou mais sossegado
Não espero ser coroado
Isso nunca podia ser
Nada mais tenho a fazer
Não quero viver preocupado

Amante (do Rei D. Dinis) 73
Sim meu querido filho
Eu faço-te companhia
Já não esperamos em ser dia
Pode haver algum sarilho
Novo caminho eu trilho
Vamos já pôr a andar
Para Toledo vamos morar
Lá estamos em segurança
De o poder se alcançar

RAINHA SANTA ISABEL 74
A paz seja convosco! Irmãos de Cristandade.

ESCRAVO 2.º 75
E contigo também Rainha

RAINHA SANTA ISABEL 76
Aceitai! Comei e descansai
E vamos ao nosso Deus implorar
Por nós e por todos rezar
Que Deus alívios nos dai
A bênção do Senhor recai
Sobre as vossas alminhas
Sempre nas orações minhas
Eu peço perdão por nós
Pedimos graças divinas.
(Fala no Templo para os escravos e dá-lhes pão)

VASSALO 2.º 77
O nosso Rei!

REI D. DINIS 78
O que trazes no manto Senhora?

RAINHA SANTA ISABEL 79
São rosas meu senhor!

Sem comentários: