terça-feira, 16 de outubro de 2007

Fundamento "A Rainha Santa Isabel" 2.º episódio

INFANTE D. SANCHES 20
D. Afonso me ofendeu
Ele de mim tem ciúmes
Ele tem esses costumes
Diz que não sou filho seu
Contra si se enraiveceu
Disse-me que não sou digna pessoa
Desconfia que lhe tiro a coroa
Depois da sua morte
Diz que é forte
E que a voz dele um dia soa.

INFANTE D. SANCHES 21
Não sei mesmo que fará
Meu querido pai contra si
O que eu compreendi
Que contra si se revoltará
Diz que de acordo não está
De eu também ser seu filho
Que deve de haver sarilho
E que nós temos segredos
Até fiquei cheio de medos
Não deve seguir bons trilhos.

REI D. DINIS 22
É um filho muito ingrato
Aquele meu filho Afonso
Hei-de-lhe dar um responso
Pois isto é um mau acto
Só tu me tens sido grato
Eu tudo por ti farei
Nunca te abandonarei
Não lhe satisfaço a vontade
Sou eu, sou eu a Majestade
Eu o castigarei.
(Fala para Sanches, zangado com o outro filho, Afonso)

AMANTE (do Rei D. Dinis) 23
Dinis meu Senhor
Estou muito preocupada
Ando sempre sobressaltada
D. Afonso tem mau humor
Eu sei que sinto rancor
Pensa que o Senhor lhe tira a coroa
Não está a ser digna pessoa
Ele do irmão tem ciúmes
Ele nem sabe os costumes
E não nos perdoa.

REI D. DINIS 24
Fica descansada meu amor
Tudo há-de ser normal
Sou o Rei de Portugal
Eu sou um grande Senhor
Se o meu filho for traidor
Deve de ser enforcado
Não tem ninguém a seu lado
Para fazer um COMPLOTE
Sou Rei e sou muito forte
Estou muito bem armado.
(Fala para a amante e beija-a)
REI D: DINIS 25
Adeus até amanhã.

AMANTE (do Rei D. Dinis) 26
Meu filho tu tem cuidado
Com o Afonso teu irmão
Ele tem mau coração
Tens o teu pai a teu lado
Mas não andes descuidado
Que ele pode-te matar
Os ciúmes andam-no a dominar
É pelo demónio dominado
Não abales do meu lado
E deixa-o, deixa-o falar.

Infante D. Afonso 27
(filho legítimo de D. Dinis)

Minha mãe estou irritado
Com aquele Sanches malvado
Um dia será enforcado
Aquele filho bastardo
O meu pai é o culpado
Que lhe dá a protecção
Sendo o Rei da Nação
Mau exemplo está a dar
Nem Deus lhe vai perdoar
Nem a mão lhe dar dê perdão.

RAINHA SANTA ISABEL 28
Acalma meu filho querido
Isso de ti são ciúmes
Sabes segundo os costumes
Tu és sempre o preferido
Não andes assim perdido
Deus te recompensará
Teu pai a coroa te dá
Tu serás o Rei futuro
É assim filho, eu te juro
Nunca penses coisa má.
(Fala para o filho com muita ternura)

RAINHA SANTA ISABEL 29
Sei que teu pai muito gosta
Daquele filho bastardo
Legítimo não é considerado
De ti também não desgosta
Teu pai a ti não demonstra
Mas tudo ele por ti faz
Vê em ti que és capaz
De seres o futuro Rei
E queremos sempre paz.

RAINHA SANTA ISABEL 30
Teu pai vem a chegar.

INFANTE D. AFONSO 31
Querida mãe és uma santa
Sempre te hei-de obedecer
Fazes-me as intenções perder
A tua bondade é tanta
Mas eu sinto na garganta
Um nó que me sufoca
O Sanches me provoca
Sente-se protegido
Eu ando enfurecido
Porque a razão me toca.

RAINHA SANTA ISABEL 32
Adeus meu filho! Tem fé em Deus.

REI D. DINIS 33
O Afonso já cá esteve?

RAINHA SANTA ISABEL 34
Já sim … O que aconteceu?
REI D. DINIS 35
Sei que já tem preparado
Uma revolta contra mim
Terá um triste fim
Será enforcado
Um filho contra o pai revoltado
Não é admissível
Até parece impossível
Tanto que eu o tenho estimado
Tenho que andar aquartelado
Parece incrível.
(Fala zangado para a Rainha)

RAINHA SANTA ISABEL 36
Dinis tem paciência
Como Rei desta Nação
Ao nosso filho dá perdão
Ainda é a inocência
Confia na divina providência
Não haverá sangue derramado
Não manches o teu reinado
Pensamos sempre o melhor
Não penses assim que é pior
Deus te tenha abençoado.
(Fala para o Rei com muita meiguice)

REI D. DINIS 37
Sempre me fazes acalmar
Com as tuas santas palavras
Esperanças para esperar
Nunca te poderei pagar
Como recompensar tua virtude
Fiz por nosso filho o que pude
Para ele ser educado
E agora contra mim revoltado
Até o nosso pensar se confunde.

RAINHA SANTA ISABEL 38
São ciúmes já tu sabes!

RAINHA SANTA ISABEL 39
Descansa a tua alma.

Sem comentários: