terça-feira, 16 de outubro de 2007

Fundamento "A Rainha Santa Isabel" 3.º Episódio

REI D. DINIS 40
Vejo sempre tudo na mesma
O dinheiro está-se a gastar
Tenho que os vassalos castigar
O trabalho vai a passo de lesma
É claro está na mesma
Não pode isto assim ser
Isto é para se fazer
Façam os escravos trabalhar
Só tenho coisas que me incomoda
Quero mais trabalho ver.
(Fala para os escravos e vassalos)

VASSALO MOR 41

Tem razão meu altivo Rei
Mas a culpa não é minha
Tem culpa a nossa Rainha
Eu tudo a Vossa Majestade explicarei
Sou vassalo obedecerei
Que é a minha obrigação
A nossa Rainha trás pão
A todos os escravos vai dar
Estão horas sem trabalhar
Sempre em oração.

VASSALO MOR 42
A minha ideia consome
Mas não me posso opor
Nos escravos tem amor
Dá pão a quem tem fome
Desculpe que eu informe
Resigna-lhes o seu sofrer
Até lhe dá água para beber
A quem água lhe for pedir
Não me pode a mim competir
A nossa Rainha repreender.

REI D. DINIS 43
Pois isso vai acabar
Está o tesouro a enfraquecer
Hei-de-a aqui vir repreender
Todo o pão lhe hei-de tirar
Faz os escravos trabalhar
Estão à tua disposição
Tens o chicote na mão
Pois não é só para se ver
O Templo tem que se fazer
Ainda este Verão.
(Fala zangado com o Vassalo Mor)
Vassalo Mor 44
Tudo obedecerei meu senhor.

INFANTE D. AFONSO 45
Soldados e oficiais
Devem-me obedecer
Estamos perigo a correr
Todos com atenção escutais
Antes que cheguem os ais
Devemos de proceder
Temos que já resolver
Antes que seja tarde
Meu pai Real Majestade
Quer entregar o poder.

INFANTE D. AFONSO 46
Sabem que tem um filho bastardo
E querem-lhe a coroa entregar
E se ele fica a reinar
Fica tudo arruinado
Meu pai anda desvairado
Com a desavergonhada amante
Corramos já num instante
E eu assumo o poder
Dinheiro mais irão receber
E prendemos o arrogante.

SOLDADO (que avisa o rei) 47
Real Majestade.

REI D. DINIS 48
Há alguma novidade?

Rei D. Dinis 49
Tola!

SOLDADO (que avisa o Rei) 50
Uma revolta meu Senhor
Seu filho Afonso é o chefe
Aviso para que se apresse
A dar guerra ao traidor
Ele trás grande rancor
A luta deve ser de morte
Sua hoste é muito forte
Que ele conseguiu iludir
Temos que a ele resistir
Para fazer o COMPLOTE.

REI D. DINIS 51
Maldito sejas tu filho ingrato
Vai pagar com as penas da lei.

REI D. DINIS 52
Segue-me.

REI D. DINIS 53
Tratem de preparar
Vamos entrar em combate
Com heroísmo se bate
Não há nada a esperar
Vamos ao encontro marchar
Nem a um se dá perdão
A uns traidores da Nação
Quero-os todos degolados
E o chefe feito em bocados
Sigam de armas na mão.
(D. Dinis lala para o exército que o segue com armas na mão)

INFANTE D. AFONSO 54
Soldados preparar
Vamos entrar em combate
Cada um com a sua arte
É preciso bem lutar
Temos que todos exterminar
Não deve haver contemplações
Todos ganharão galões
No fim de se vencer
Eu tenho certo o poder
Vamos liquidar aqueles cães.

REI D. DINIS 55
Já começa a haver perigo
Já vejo as espadas a luzir
Não poderão resistir
Somos mais fortes que o inimigo
Escutem sempre o que eu digo
Quando se anda a combater
Devem o meu filho prender
Que eu o quero liquidar
Ele vem se aproximar
Firmes temos que os vencer.

INFANTE D. AFONSO 56
Ao combate! Liquidar todos.

REI D. DINIS 57
Atacar! …

INFANTE D. AFONSO 58
Lutar até à morte.

RAINHA SANTA ISABEL 59

Baixai as vossas espadas.

Sem comentários: