quinta-feira, 15 de abril de 2010

Apresentação do Livro Diário da Guerra Colonial - Junta de Freguesia de Terena

Apresentação     

Sou alentejano, de Terena, onde nasci em 1944.
Na Primavera, corria por entre azinheiras e sobreiros à procura dos grilos e dos ninhos.
No Verão, ia nadar para o Lucefécit e o meu pai ensinou-me a pescar e a espreitar os barbos, as rãs, os cágados e aprender a apurar o gosto da caldeta.
No pico do Verão, dormia sestas e à noite, dormia na esteira de buinho estendida sobre a calçada de seixos do Guadiana, aprendi a conhecer e a contar as estrelas.
Nas longas noites de Inverno, sentado numa cadeira de alandro à roda do lume, na chaminé, o meu pai contava-me histórias e lendas que ouvia, até adormecer.
Mais tarde, em adulto, iniciei uma carreira de empregado de escritório, numa das maiores empresas de transportes públicos de Lisboa, onde trabalhei com um amigo, que mais tarde viria a ser um dos mais conceituados jornalistas de investigação do Semanário Expresso.
Seguidamente, e durante três anos, passei pela Direcção-Geral da Fazenda Pública, em Lisboa, de onde saí para ingressar no Secretariado para a Juventude, em Évora. Depois da passagem por estes organismos estatais, ajudando a descobrir a arte e a ocupação dos tempos livres através do Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis (FAOJ), do Instituto Português da Juventude (IPJ) e, finalmente, da Comissão de Coordenação da Região do Alentejo, hoje denominada CCDRA, de onde me aposentei, fui Director da Academia de Música Eborense e da Escola Profissional de Música de Évora.
Para além da minha actividade política, correspondente da RTP no distrito de Évora para o programa “PAÍS, PAÍS”, da colaboração em diversos jornais Regionais e Agencias de Imprensa, do Curso de Iniciação ao Jornalismo na Universidade de Évora, Investigador apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian sobre as “Brincas de Évora”, fui fundador e Presidente da Direcção durante 15 anos, de uma IPSS - Associação de Protecção aos Idosos da Freguesia de Terena (APIT), a minha terra.

Livros
2009
Em Maio, sai a 1ª Edição do livro “Lontra Lia”, obra ilustrada por Sandra de Matos, livro para crianças e jovens.
No mesmo mês, sai a 1ª Edição do livro “Diário da Guerra Colonial da Guiné, 1966/1968”.

Apresentações/trabalhos sobre os livros em escolas, bibliotecas e feiras do livro

2009
 25 de Maio, é apresentado na Escola EB 1, 2,3 / JI de Furnas, na Ilha de S. Miguel, Açores, por ocasião da feira do livro da escola, o “Lontra Lia”, ilustrado por Sandra de Matos, livro para crianças e jovens;
 26, 27, e 28 de Maio, foi feito trabalho à volta do “Lontra Lia” com diversas turmas da Escola EB1,2,3 / JI de Furnas;
 29 de Maio, o “Lontra Lia” foi apresentado no Auditório Municipal para uma plateia de 150 alunos da Escola EB 2,3/ Carmo de Medeiros,  de Povoação, Ilha S. Miguel, Açores;
 2 de Junho, integrado nas Comemorações do Dia Mundial da Criança, o “Lontra Lia” foi apresentado para 250 crianças das Escolas do 1º e 2º Ciclos do Nordeste, Ilha de S. Miguel, Açores, tendo sido feitos trabalhos de artes plásticas relacionados com o livro.
Em Junho, as obras estiveram expostas na Feira do Livro na Praça do Giraldo, Évora
 3 a 30 de Dezembro, as obras estiveram expostas na Feira do Livro que decorreu na Biblioteca Municipal de Arraiolos.

Artigos em Jornais
2009
Entrevista ao autor pelo jornal da Escola EB 1,2,3 / JI de Furnas, Ilha de S. Miguel, Açores
Entrevista ao autor pelo Semanário REGISTO, por ocasião da publicação das obras “Lontra Lia” e ”Diário da Guerra Colonial da Guiné, 1966/1968”.

Sem comentários: