terça-feira, 18 de setembro de 2007

Tribunal de Analfabetos

A estória que vou contar, foi-me contada pelo Manuel Pisco e teve origem em Hortinhas, na década de setenta. É uma estória verdadeira. O Manuel Pisco é um dos Poetas Populares do concelho do Alandroal, natural e residente em Hortinhas.
Tudo aconteceu por causa do acesso ao Monte da Ladeira, no Monte Outeiro e que era uma propriedade do meu Ti Estevão. O Ti Manel Bia passava lá pela estrada. A minha Ti Leonor meteu-se à frente dele com um tanganho para não o deixar passar, mas ele que levava uma forquilha encostou-a à barriga da minha tia, e até ainda a picou. O meu Ti Estevão, apresentou queixa, na Guarda, foi tudo pró Tribunal do Redondo e levou várias testemunhas.
A minha avó, que se chamava Antónia Bia, meu avô Manuel Inácio Ventura (mais conhecido por Manel da Ladeira) e a minha mãe, Maria Rita (mais conhecida por Maria da Ladeira) , ninguém sabia uma letra. Era tudo um Tribunal de analfabetos.
Então o Dr. Juíz Chamou:
- Senhor Estevão José Bia?
- Pronto. Está aqui o homem.
- O que é que tem a alegar contra o réu?
- Atã mas “afináli” quem é o réu?
- É ali o senhor Manuel Inácio Bia.
- Ah! Esse gajo? Eu já “le” disse: Ó assinas, ó vás a caminho da vagarosa, (prisão) e despachem-se lá com isso, “quê” tenho lá as ovelhas pra “soltári”, sofro da “atensão”, e não posso aqui “estári”.
O Tribunal acabou por dar razão ao Ti Estevão e o traçado da estrada ainda hoje se mantém.
Luís de Matos

Sem comentários: